terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Eu adoro diagonais



Dando continuidade para aquelas dicas de fotos, para fazer algumas coisas diferentes, aí vai mais uma: o uso de diagonais!


Assim como as molduras, que falei recentemente, uma foto que realça as diagonais atrai o olhar e geralmente foge do óbvio. Claro que, da mesma forma que as demais técnicas, o bom é usar sem exagero, para não banalizar o recurso.


Nas imagens que posto aqui, colecionadas ao longo dos anos por causa do cotidiano de matérias - e logicamente coberturas fotográficas - pelo jornal e pelo curso de fotografia noturna (por isso não se espantem com o cemitério) ministrada pelo fotógrafo e professor Alexandre Borges, eis alguns exemplos.


Os objetos em destaque não precisam - e geralmente não devem - ficar no meio da foto. Deslocar um pouco a composição da imagem, inclinar um pouco a câmera, valorizar a arquitetura e os detalhes sob ângulo diferente enriquecem a imagem e fazem com que ela se torne diferente.

Quer uma dica? Pegue sua câmera e teste. Não tenha medo de girar um pouco, de "entortar" as coisas, de se abaixar, subir em algo, se aproximar do objeto ou se afastar para valorizar a paisagem. Cada cena merece a sua atenção, mas o melhor é exercitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário