quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Moldura além do porta-retrato



Eu adoro moldura nas fotos... As molduras "naturais", quero dizer, não aquelas que se coloca no Photoshop. Dentre vários efeitos e técnicas que a gente aprende na faculdade, as molduras e as diagonais (o que vai render um post mais adiante) estão entre as coisas mais usuais no meu cotidiano.


Pode ser um galho de árvore, uma janela aberta, uma construção inacabada, ou o que a criatividade e a circunstância permitirem. Claro que são recursos - assim como todos os outros que se conhece - que não devem ser banalizados, para não correr o risco de todas as imagens ficarem exatamente iguais, mudando apenas o cenário.


Mas fica a dica pra quem gosta de pegar a câmera e dar uma voltinha pra registrar as coisas na rua, no interior... Assim como o porta-retrato, a moldura "natural" valoriza o que está no interior, atrai o olhar.


Neste post, acabei inserindo alguns exemplos. Um galpão de madeira, no interior de Vera Cruz, uma ponte com a obra da RSC-471 ao fundo, paredes com tijolos aparentes ao retratar a matéria sobre casas populares e uma folha no milharal, furada por uma lagarta. Essa imagem em especial me rendeu um prêmio no concurso Icom de Jornalismo Comunitário, há uns quatro ou cinco anos...


Enfim, coisas que parecem bem simples de fazer e que podem ser uma saída legal para as fotos. Claro, sem exagero.... Harmonia deve estar sempre em primeiro lugar!!!

Bons cliques pra vocês!

3 comentários: