sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O mesmo lugar. Vários pontos de vista

Olá, gente boa!
Depois de um feriadão de Carnaval, estava na hora de dar as caras por aqui, não é mesmo?!
Hoje a proposta é incentivar os fotógrafos de plantão, especialmente aqueles de final de semana! Que adoram pegar a câmera, pode ser aquela compacta, pequenininha mesmo, e registrar os encontros com amigos, festinhas e aquilo tudo que atrai o olhar. Como as paisagens, o patrimônio arquitetônico, as praças...
Então, a dica de hoje é: mexa-se! Isso mesmo, saia do lugar para fazer fotos variadas, ainda que da mesma coisa. Neste post eu dou alguns exemplos disso. Para quem é de Vera Cruz, logo reconhece! A casa foi construída em 1912 e foi tombada como patrimônio histórico do município. Fica no centro da cidade, pertinho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Existe um projeto para restaurar o prédio, que vai sediar a Casa de Cultura. (Espie sobre o assunto aqui)
Geralmente quando as pessoas se deparam com um lugar que consideram bonito e vão fotogrfar, se postam na frente do objeto ou cena em questão e clicam. Proponho um exercício! Caminhem em volta do lugar, se abaixem, levantem, observem os elementos que existem ao redor e que podem servir de moldura, primeiro plano, etc. Virem a câmera, pois as fotos não precisam ser sempre horizontais ou verticais.

Além disso, se aproximem e se distanciem. Às vezes, a paisagem natural favorece as fotos distantes, especialmente quando existe um céu bonito, um sol legal, um pôr do sol, enfim.
Mas, muitas vezes, o bonito está na própria construção, no detalhes. Dê um zoom, se aproxime, e não poupe fotos.
Passou o tempo que tínhamos que revelar os filmes e torcer por uma foto boa. Com o advento das câmeras digitais, não há limite.


Vejam como um mesmo lugar pode fornecer muitos ângulos, sem considerar os ambientes internos, que poderiam render mais um tanto de imagens!!!

2 comentários: