segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sem legendas

Na ZH deste sábado, a foto da capa revela a grande vencedora do prêmio World Press Photo 2011 e em seu interior (fotos abaixo) as demais premiadas nas categorias. Como qualquer arte, a beleza é subjetiva e depende da emoção com que a imagem toca o espectador. Na foto, não se revela o local do acontecimento e nem exatamente a circunstância, mas o significado dela dispensa qualquer explicação. Uma mulher coberta integralmente pelo véu abraça o parente ferido no Iêmen. O sentimento e a emoção que emanam desta foto revelam tudo. Exemplos como este justificam o ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras!!!

Confira as demais vencedoras e suas respectivas categorias clicando aqui


Recentemente, pelo Facebook, o fotógrafo santa-cruzense, de trabalhos irretocáveis (leia-se, de encher os olhos), André Sheffer, falou algo assim: que uma boa foto é como uma boa piada. Se tiver que explicar, não é tão boa assim. No jornal, costumamos dizer a mesma coisa de outra forma: uma boa foto dispensa legendas.

Nas duas frases, a lição é a mesma. A foto deve dizer por si só, transmitir a informação ou a emoção, depende de cada caso. Nem por isso deve ser óbvia, bem pelo contrário. Acho que a graça está em dizer a mesma coisa de várias formas diferentes. E puxando o gancho para o jornalismo, acho que é o que se busca constantemente para atrair o olhar do leitor. As premiadas no World Press Photo traduzem isso. E sem precisar de legendas.

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